Mudar para um novo lar já demanda muita atenção, organização, planejamento e tempo, certo? Imagine mudar para outro estado. Por isso preparamos esse artigo com 8 dicas indispensável que irá te auxiliar na hora da sua mudança.

Venha Comigo, não fique de fora!

 

Mudança interestaduais

Mudar de casa nem sempre é algo fácil. Envolve todo um planejamento e modifica significativamente o cotidiano das pessoas.

No caso de mudança residencial para outro estado, as alterações são ainda mais sentidas, principalmente pelas complicações de se adaptar em um lugar totalmente novo.

Pode parecer mais difícil do que é, mas com uma correta programação e com as ferramentas adequadas na hora certa, a mudança em vez de ser uma dor de cabeça será marcada pela facilidade, organização e menos estresse.

 

8 dicas para sua mudança interestadual

Neste post preparamos 8 dicas que irão te ajudar a se organizar para esse momento. Confira, então, como mudar de cidade sem maiores problemas!

 

1º Dica: Visite a cidade em que irá se mudar

Isso pode ajudar bastante, inclusive, com o lado financeiro, que falamos no item acima. Para isso, uma visita é sempre a melhor dica: nada melhor do que conhecer pessoalmente o ambiente.

Dessa forma, você saberá alguns dados importantes, como o custo de vida, e poderá até escolher o bairro que vai oferecer uma melhor infraestrutura, com boas ofertas de transporte, escolas, lazer etc.

 

2º Dica: Avaliar custo

Os custos envolvidos em uma mudança residencial devem ser muito bem pensados, principalmente quando é para outra cidade ou estado.

Pois algumas despesas são difíceis de se prever. Além disso, você deve contar com o custo de vida do local que, se for mais alto, seu bolso vai sentir.

Para começar, você deve ter em mente que serão necessárias muitas providências que demandam uma boa reserva de caixa. Entre elas, transportadora e outros gastos que, certamente, ocorrem quando nos mudamos.

 

3º Dica: Planeje sua mudança

Para não acabar esquecendo de algum detalhe, faça um checklist antes de se mudar. Dessa forma, é possível evitar possíveis imprevistos que poderiam surgir caso não houvesse esse planejamento. Exemplo desse planejamento é buscar caixas de papelão para empacotamento

checklist para mudança

(Fonte: Noguerense, 2019)

            Coloque nele tudo o que é necessário fazer até o dia de realizar a mudança residencial para outro estado, como os assuntos que precisam ser resolvidos.

 

Cancele suas contas

Pelo menos um mês antes da mudança, é necessário cancelar serviços de água, luz, telefone, internet e gás.

Inclusive, nessa mesma fase é importante mudar o endereço das correspondências, como por exemplo cartões de crédito e assinaturas, assim como aplicativos de entrega de alimentos, por exemplo.

 

4º Faça um planejamento de sua chegada

Você deverá verificar se alguns serviços já estão habilitados e, se possível, contratar na última visita alguns deles, como internet, TV a cabo, entre outros.

Uma dica é anotar tudo para que nada seja esquecido durante a última visita antes da mudança, e pedir refecia desses serviços aos vizinhos.

 

5º Dica: Escolha o melhor carreto interestadual

Algumas empresas podem realizar uma cotação mudança interestadual com vários modelos de caminhões ou por meio de serviços compartilhado ou exclusivo.

A mudança exclusiva é aquela em que a transportadora é contratada por um único cliente para dedicação exclusiva a sua mudança.

Nesta modalidade a ocupação do caminhão é disponibilizada ao cliente e o deslocamento tem como destino direto o endereço indicado pelo contratante para descarregamento da mudança.

Desvantagens de mudança compartilhada    

  • Atraso na entrega no local de destino;
  • Podem ocorrer mistura de móveis de mudanças diferentes;
  • Caso não esteja em contrato, novos custos poderão ser adicionados;
  • O cliente terá que pagar uma moradia avulsa no meio tempo da entrega dos itens.

 

6º Dica: Contrate empresas com referência

O ideal é optar por empresas com avaliações elevadas, assim como com comentários positivos de clientes satisfeitos. Entre outros fatores, a reputação é muito importante para evitar problemas na mudança.

transportadora de mudança

Apesar da experiência geralmente estar ligada à uma boa reputação, empresas experientes trazem mais confiança por possuírem uma longa lista de clientes e de mudanças realizadas com sucesso.

Então, em sua pesquisa pela empresa ideal, encontre dados relevantes sobre o histórico da companhia.  Caso deseja solicitar um orçamento de mudança, acesse aqui!

 

7º Orçamento com a empresa

E devemos ter em mente que uma mudança desse porte não costuma ter um valor baixo. Enquanto realiza o orçamento, você deve ter em mente quais são as suas necessidades e verificar se a transportadora que você optou na cotação mudança interestadual poderá atendê-las.

Dentre as suas necessidades ao transportar mudança para outro estado podem estar:

  • Preço de carreto para outro estado;
  • Prazo de carreto interestadual;
  • Serviços (desmontar móveis, empacotamento, transportar mudança para outro estado, descarga e montagem).

 

Abaixo colocamos alguns exemplos de viagens interestaduais, com preço base. Confira!

preço de mudança

 

8º Dica: Seguro de Mudanças

Nem todas as empresas oferecem esse apólice de seguro para os clientes. Portanto, pergunte a transportadora responsável pela sua mudança ou verifique antes de fechar contrato com alguma empresa se ela fornece esse item.

Lembre-se que quanto mais longe a distância percorrida, podem aumentar as chances de haver um imprevisto durante o transporte de mudanças de um estado para outro.

Além das distâncias, o clima e a condição das rodovias podem contribuir para os imprevistos.

 

Conclusão

Uma mudança entre cidades como de São Paulo a Porto Alegre é considerado um serviço caro e desgastante, por isso o primeiro passo é se organizar para a sua mudança interestadual com certa antecedência. Fazer todo seu planejamento pré e pós viagem.

Desta forma você terá uma Mudança Interestadual tranquila e sem maiores problemas em todo o processo.

Você gostou deste conteúdo? Compartilhe este artigo com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.