A dúvida sobre como organizar mudança residencial é algo que rodeia a maioria das pessoas no momento em que se precisa arrumar as coisas, pensando nisso preparamos esse artigo para te ajudar nessa tarefa.

Venha Comigo!

 

Organização De Mudança

Organizar a casa nova não é uma tarefa fácil. Seja o antes para fazer a triagem e embalar tudo, ou durante para organizar o transporte e também o depois.

Algumas pessoas sabem lidar melhor e outras menos, mas definitivamente, mudar causa algum efeito e quando falamos em mudança de residência, então!

Algumas iniciativas devem acontecer antes de chegar no novo lugar para, desta forma, ter a garantia de um processo de mudança mais rápido, dinâmico e com menos desgaste possível.

 

10 Dicas Na Organização De Sua Mudança

Confira abaixo passo a passo que preparamos para te ajudar a organizar a sua mudança. Claro que o ponto principal de todo processo é escolher a melhor transportadora de mudança para prestar esse serviço.

1º Dica: Limpe a residência

A limpeza é fundamental antes e depois da mudança. O ideal seria limpar o local novo para melhor receber a mobília.

A limpeza se torna ainda mais necessária em casos de imóveis usados, já que nem todas as pessoas entregam o local com a limpeza em dia.

Limpeza do imóvel antes da mudança

(Fonte: Terra, 2017)

Às vezes, mesmo o imóvel sendo novo, pode acumular poeira quando fica por muito tempo fechado. Por isso, é fundamental uma boa higienização antes de se descarregar qualquer pertence. Com ambiente limpinhos, será muito mais fácil e agradável organizar os móveis e outros pertences.

 

2º Dica: Encontre um transporte confiável

O primeiro passo é contratar uma empresa de mudança especializada em fazer mudanças. Avalie também se haverá necessidade de ajudantes para a carga e descarga dos itens, além de serviços de montagem de móveis.

Transportadora de mudanças

Pedir a ajuda de amigos e familiares também pode ser viável, porém, procure marcar com todos com antecedência e tenha certeza que todos estão disponíveis para lhe ajudar. Claro, o melhor a se fazer é contratar um serviço de frete com esse trabalho incluso.

 

3º Dica: Desapegue de matérias que não deseja em sua residência nova

Antes de começar a encaixotar tudo, separe os itens que não serão mais necessários no novo imóvel. Anuncie o que não é valioso mas não lhe serve mais em aplicativos como: Enjoei, Skina, Renovei, OLX e Mercado Livre.

Mantendo somente o necessário ficará mais fácil de encaixotar tudo. Desapegando você também otimiza os espaços e mão de obra para carregar a mudança. Com isso, você economiza e faz um dinheirinho vendendo os usados.

 

4º Dica: Checklist Completo

Anote absolutamente tudo e separe os tipos de armazenamento por tipos de objetos. Ou seja, objetos delicados devem ser colocados juntos em um único espaço de armazenamento. Livros podem ocupar o mesmo espaço. E assim, vai.

A importância de anotar e checar todos os itens garante que tudo fique mais claro quanto as posições das peças em sua lembrança, o que é ótimo para facilitar o deslocamento no momento da mudança.

 

5º Dica: Juntar caixas de papelão e jornais

Recolha o máximo de caixas de papelão possíveis, de diferentes tamanhos, mas sempre em bom estado, visto que elas precisam segurar o peso sem desmontar.

Geralmente, supermercados e grandes lojas de eletrodomésticos dão as caixas de papelão que não serão usadas, é um jeito simples e sem custo de conseguir o material.

Separe jornais para embalar objetos mais frágeis, pois eles serão essenciais para que nada seja quebrado na hora de encaixotar tudo.

 

6º Dica: Como encaixotar de forma correta:

Encaixotar móveis, eletrodomésticos e utensílios de cozinha, parece fácil, mas não é!

Segue abaixo pontos para serem observados na hora de encaixotar:

  • Não sobrecarregue as caixas com muito peso para que elas não se abram durante a mudança;
  • Ao finalizar a caixa, lacre bem com fita adesiva não apenas a parte de cima. Reforce também as laterais e a parte de baixo;
  • Identifique as caixas com evitar o atrito entre elas e não deixar que elas se quebrem;
  • Objetos frágeis devem ser envolvidos em papel bolha ou até mesmo em toalhas;
  • Preencha os espaços vazios para evitar que os objetos fiquem batendo dentro da caixa;
  • Malas são bem-vindas para o transporte de roupas;
  • Embale os eletrônicos, já que eles podem quebrar, danificar ou sofrer arranhões;
  • Etiquetas e escreva o que tem dentro de cada uma delas;
  • Embale louças com jornal.

 

7º Dica: Identifique as caixas

Utilize fita crepe e adesivos específicos para embalagens.  É essencial para a organização sempre etiquetar as caixas para que se saiba o que está dentro, mesmo quando as caixas são diferentes e parece fácil saber o que há em de cada uma

O processo de mudança é cansativo e quase nunca feito somente por uma pessoa, por isso essa é uma das partes mais importantes de toda a organização.

 

8º Dica:  Carregue separadamente o que é valioso

Se você tem algum objeto de valor para ser transportado, tenha atenção redobrada com ele. Leve todos os documentos em uma pasta, bolsa ou mala de mão.

Jamais deixe a cargo de outra pessoa ou de uma transportadora os itens de valor, como joias, documentos e objetos de valor sentimental muito grande.

 

9º Dica: Armazenar roupas em malas de viagem ao invés de caixas

Essa é outra maneira de utilizar um objeto para outra função; as malas já terão que ir para a casa nova, nada mais natural do que enchê-las com as roupas. Veja também 9 dias como embalar roupas para mudança.

Além de salvar espaço, é mais higiênico, principalmente quando se trata de lingerie e roupas mais finas.Caixa de papelão identificadas

            Evitar sacos plásticos os sacos plásticos são menos resistentes, por isso é melhor utilizá-los apenas para embalar coisas pequenas e que não sejam frágeis.

10º Dica: Carregue e descarregue com cuidado

Tenha muito cuidado ao carregar o caminhão da mudança. Caso você tenha optado por contratar uma empresa de fretamento acompanhe o carregamento da carga e peça que tenham cuidado com a mobília.

Disponha os móveis de forma estratégica para que fique fácil de se descarregar a mudança no local de destino. Mantenha o mesmo cuidado do carregamento na hora de descarregar a mudança. Faça tudo com muita calma e sem ter tanta pressa.

 

11º Dica: Prepare-se Para Os Primeiros Dias

Separe uma mala com roupas e jogos de cama e banho para cada pessoa da família. Também tenha uma caixa com itens de higiene pessoal, objetos de cozinha e alimentos para serem consumidos assim que chegar a casa nova.

 

12º Dicas: Comece a organização por cômodos

Quando chegar à nova casa estabeleça por qual cômodo vai começar a organização, separando um dia para cada cômodo da casa.  Evite desempacotar tudo de uma vez, pois isso pode gerar confusão e bagunça.

 

Conclusão

O processo de mudança de casa ou de apartamento pode ser chato e complicado, mas não é por isso que precisa ser motivo para dor de cabeça. Seguindo essas dicas acima conseguirá atingir seu objetivo.

Lembrando que é de extrema importância todo cuidado nesse processo de organização, pois esse planejamento é preciso ser feito com calma e atenção, e a escolha do transporte também é fundamental para garantia da segurança do seus pertences.

Se você gostou desse conteúdo e te ajudou e esclareceu suas dúvidas.

 

Comente e compartilhe em suas redes sociais!